#
DevOps e ITIL juntos?
Date 13 Dec 2018

Este artigo pretende apenas fornecer um ponto de vista sobre a forma de como considerar a iniciativa DevOps para organizações baseadas em governança ITIL e desenvolvimento tradicional de aplicações de negócios.

Gartner define DevOps e ITIL:

DevOps representa uma mudança na cultura de TI, com foco na prestação rápida de serviços de TI através da adoção de práticas ágeis no contexto de uma abordagem orientada para sistemas. DevOps enfatiza pessoas (e cultura) e visa melhorar a colaboração entre as as equipes de operações e de desenvolvimento. Implementações DevOps utilizam tecnologia – especialmente ferramentas de automação que podem aproveitar uma infraestrutura cada vez mais programável e dinâmica a partir de uma perspectiva de ciclo de vida.

ITIL é um framework de gerenciamento de serviços de TI de propriedade de Axelos – uma joint venture entre o governo do Reino Unido e Capita. ITIL é estruturado com cinco livros básicos para cobrir o ciclo de vida de serviço: Estratégia de Serviço, Design de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e melhoria contínua dos serviços.

A iniciativa DevOps traz a promessa de agilidade, mas ao mesmo tempo traz também várias preocupações e a pergunta: Como começar? Não há uma metodologia padrão para DevOps e esta questão cria confusão para os gerentes de TI que irão adotar essa nova abordagem.
A adopção de uma definição simplificada de DevOps ajuda a facilitar uma compreensão mais rápida e fácil desta filosofia, trazendo desenvolvedores e operações com um objetivo comum visando agilidade. Considerando resultados de negócios, métricas de TI que irão apoiar DevOps e definir as expectativas para os objetivos iniciais (pessoas, infraestruturas, processos, etc.) são muito importantes para se ter sucesso.

Às vezes, podemos encarar a seguinte questão: Eu tenho ITIL bem implementado na minha empresa, o que tenho que fazer para implementar DevOps?
A iniciativa DevOps pode trabalhar com ITIL e, na verdade, tendo metodologia ITIL bem implementada, ajustando de forma certa os processos de ITIL, configurações de mudança e versão é o melhor movimento para ter-se uma bem sucedida iniciativa DevOps.
Por último mas não menos importante: um projeto DevOps considera técnica Kanban para o planejamento e comunicação para o desenvolvimento de aplicações, e considerar primeiro o ações baseadas em Sprints Scrum é também o melhor movimento a se tomar.

Temos que ter em mente que DevOps significa transformação (cultura, processos, etc). Montar um grande time, estabelecendo os melhores processos, considerando processos-piloto em primeiro lugar, envolver áreas de segurança, infraestrutura, arquitetura, funcionais, e ajustar a metodologia ITIL implementada, são pontos essenciais para ser bem sucedido com DevOps.

Quantidade de publicações: 57